1625717_956807851003232_7974792406495484835_n

Gosto de falar que a doula é a facilidadora do processo de gestar e parir. Doula é a mulher que dá suporte físico e emocional à gestante – seja antes, durante ou depois do parto – de modo que essa experiência seja a mais positiva possível.

É um resgate de uma cultura antiga onde as gestantes contavam com o suporte de mulheres mais experientes, geralmente da própria família. Isso se perdeu com um sistema cada vez mais tecnocrático e centrado no médico e hospital.

A doula não faz (ou não deveria fazer) nenhum procedimento técnico como exame de toque, aferição de pressão arterial, ausculta dos batimentos do bebê etc. Ela é uma profissional não técnica que possui treinamentos e experiência no processo do parto.

Ela orienta o casal no pré parto sobre como são os procedimentos padrão, a evolução do trabalho de parto, as opções possíveis levando em conta os desejos de cada família, ajuda a escrever o plano de parto, que nada mais é que um roteiro das vontades e expectativas da gestante diante das fases do parto, além de ajudar na preparação emocional.

A doula é a primeira pessoa a ser acionada no início do trabalho de parto, podendo ir à casa da gestante nessa fase inicial, que pode levar horas até engrenar. Nesse período ela vai ajudar com massagens, exercícios e posição de alívio da dor e tem um importante papel de amenizar a ansiedade do casal. Ela orienta, baseada na evolução do trabalho de parto, a melhor hora de ir para o hospital ou de acionar a equipe, além de fazer a ponte de comunicação com os demais profissionais.

A doula auxilia a gestante durante todo o trabalho de parto até o nascimento do bebê, além do pós parto, geralmente com uma visita domiciliar após alguns dias do nascimento, esclarecendo possíveis dúvidas sobre amamentação e prestando apoio e escuta ativa nesse período tão complexo que é o puerpério.

Nos encontros, abordaremos os seguintes temas:

* Criando vínculos: A história daquela família, daquela gestação, expectativas e medos.
* O que é humanização: Explicação sobre tipos de assistência, procedimentos e dinâmicas do trabalho de parto.
* Plano de parto: O que você deseja para esse momento?
* Está chegando: Como se preparar e o que pode ajudam na reta final.
* Será que é?: Quais sinais que antecedem o trabalho de parto que seu corpo pode dar e como o/a acompanhante pode ajudar nessa fase.
* Amamentação e puerpério: Aspectos físicos e psicológicos do puerpério e os desafios da amamentação.

Alguns estudos listam as vantagens de contar com uma doula:

 Redução de 25% na duração do trabalho de parto

 Redução de 50% nos índices de cesariana

 Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural

 Redução de 30% no uso de analgesia peridural

 Redução de 40% no uso de ocitocina

 Redução de 40% no uso de fórceps

 Menos escores de Apgar abaixo de 7

  Aumento no sucesso da amamentação

  Interação satisfatória entre mãe e bebê

 Satisfação com a experiência do parto

 Redução da incidência de depressão pós-parto

 Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima.

 

“Se a doula fosse um remédio seria antiético não receitar.” Dr John H. Kennell